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A OBRA

Composição Geométrica Abstrata assinada pelo reconhecido artista Cacipore Torres, serigrafia Prova de Impressão 1/2 . Muito bom estado de conservação, sem moldura.

Medidas:   32 x 30 cm

O Artista

Caciporé Torres (Araçatuba SP 1935)

Caciporé Torres é escultor, desenhista e professor. Viajou para a Europa com uma bolsa de estudos recebida na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, e durante dois anos frequentou os ateliês de escultura de Marino Marini (1901–1980) e Alexander Calder (1898–1976). Retornou ao Brasil em 1953, participou de exposições e, posteriormente, regressou à Europa. Em 1954, estudou história da arte na Sorbonne, em Paris, e trabalhou em ateliê por quatro anos, período em que desenvolveu uma obra de caráter abstracionista. Passou a construir formas maciças orgânicas e geométricas, utilizando peças metálicas de aparência industrial, como aço, bronze e ferro. Muitas de suas esculturas foram realizadas em grandes dimensões e integram museus e espaços públicos de diversas cidades, como as obras na Praça da Sé, no metrô Santa Cecília, e um painel escultórico em Miami, nos Estados Unidos.

 

Entre 1961 e 1971, lecionou escultura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e, a partir de 1971, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ambas em São Paulo. Em 1970, foi eleito presidente da Associação Internacional de Artes Plásticas/Unesco e, em 1980 e 1982, reconhecido como melhor escultor brasileiro pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Recebeu a Comenda Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo, durante a gestão de Paulo Egydio Martins.

 

Críticas

"Caciporé Torres, que nos anos 50 estudou na Europa (em Paris, sobretudo), alcançou maturidade ao definir-se por construções maciças não-representativas e expressionistas. Valeu-se do ferro fundido e, cogitando a escultura como coisa pública, passou a elaborá-la em grandes volumes articulados pela solda, usando o aço inox no estado de sucata. A forma cilíndrica tem sido um elemento básico neste escultor do metal, de concepção ´brutalista´, compenetrado de que sua arte possui destinação social, objetivo escassamente observado em nosso meio. Quando, aliás, a intenção ocorreu em larga escala, a exemplo da participação de escultores na difícil espacialidade da nova Praça da Sé, em São Paulo, constatou-se não raro carência de melhor adaptação entre obras e ambiente".

Walter Zanini

Zanini, Walter, org. História geral da arte no Brasil. v. 2, p. 769.

 

"(...) Caciporé Torres (Araçatuba, São Paulo, 1932) é um dos escultores do monumento. Ele trabalha com materiais industriais, brutos, coisas que parecem ter sido encontradas num depósito. Objetos que não chamariam a atenção de nossos olhos cansados e bombardeados por imagens incessantes. E, no entanto, tudo adquire vida e significado, e o aço, os fios, o ferro, às vezes, o bronze formam um conjunto de signos reveladores. Linguagem da nossa época. É uma obra feita de durezas, rigores e asperezas. E é tão inesperado isto, de súbita doçura, referência à condição humana, lembranças do bicho homem, da fragilidade e da perenidade de tudo. Uma superfície escolhida e planejada, estendida e em desenvolvimento, erupções, cores, massas ferozes e, no centro desse material larval da nossa sociedade, a lembrança do torso, das pernas, da genitália. Em alguns momentos, Caciporé interrompe essa ação vulcânica para elaborar sobre placas de bronze, lembrar os tecidos ajustados por Fídias ao corpo grego, destacar uma fímbria. Ele nos lembra de que o sonho tem face dupla, Janus. E o manifesto integral da era inclui a face torturada da lua, as entranhas do metal incandescente e o passo infantil do homem desligado da gravidade. Caciporé Torres dedicou-se a marcar esse momento de erupção. Não sabemos se ele é o vulcão ou a lava, a erupção ou Pompéia. É provável que seja tudo e, neste mesmo momento, seja um espectador de si mesmo e de nós todos. O que é verificável é que o seu trabalho se constituiu num dos mais fortes testemunhos do nosso país, registro da transformação e aceno das emoções e memórias básicas. Magma ardente".

Jacob Klintowitz

Klintowitz, Jacob. O ofício da arte: a escultura. p. 196.

 

"Artista de forte personalidade, com uma linguagem escultórica própria, que se afasta desusadamente dos padrões que estamos acostumados a ver, Caciporé produz uma obra monumental, mesmo quando de dimensões menores, rigorosamente planejada, que ora sintetiza um gesto torturado, um grito parado no ar, uma expansão controlada e bela em forma áspera e rude, ora as delicadas relações de forma, volume e espaço".

Enock Sacramento

Sacramento, Enock. Crítica review. In: Aguilar, Nelson, org. Bienal Brasil século XX. p. 344.

 

Acervos

Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado - MAB/Faap - São Paulo SP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp - São Paulo SP

Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP - São Paulo SP

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ - Rio de Janeiro RJ

 

Exposições Individuais

1954 - São Paulo SP - Individuais, no MAM/SP

1955 - São Paulo SP - Individuais, no MAM/SP

1968 - São Paulo SP - Individuais, no MAM/SP

1959 - Sydney (Austrália) - Individual, na Terry Clune Gallery

1980 - Individual, na Galeria Arte Aplicada

1991 - Guarujá SP - Individual, na Galeria de Arte do Banco do Brasil

1991 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Arte Vital

 

1992 - São Paulo SP - Individual, no Mube

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